Descobrir e visitar
O distrito do Porto corresponde ao núcleo da província tradicional do Douro Litoral. Limita a norte com o distrito de Braga, a leste com o distrito de Vila Real, a sul com o distrito de Viseu e com o distrito de Aveiro e a oeste com o Oceano Atlântico. A sua área, é de 2395 km², com uma população residente em 2006, de 1 867 986 pessoas.
Ao longo da costa do distrito, existem várias estâncias de férias como a Praia de Espinho, portos como Matosinhos, conhecido pela sua gastronomia baseada em produtos do mar e pelas suas pequenas praias rodeadas de rochedos ou os tradicionais centros de pesca, como a Póvoa de Varzim.
No interior, existe o tranquilo encanto de Amarante, com as suas casas do século XVII debruçadas sobre o Rio Tâmega e célebre pelos seus doces de ovos conhecidos pelo nome de "Papos de Anjo". Logo a seguir ao Porto, pode-se visitar os armazéns onde o vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, é elaborado e amadurecido e onde é possível provar as diferentes variedades, ou também se pode optar por um cruzeiro pelo Rio Douro.
Em todo o distrito, existem vilas de aspecto próspero, uma vez que a indústria e o comércio se desenvolvem na região, mas também se podem percorrer muitas estradas calmas com belas paisagens sobre o Rio Douro ou admirar uma costa rochosa e ainda selvagem.
A sede do distrito, é a cidade do Porto, a segunda maior cidade de Portugal, com uma localização previligiada junto da Foz do Rio Douro e um conjunto arquitectónico de valor excepcional, sendo uma das mais cidades mais antigas da Europa, tendo nascido e se desenvolvido durante o período da Idade Média, a partir da imagem norte do Rio Douro.
A cidade do Porto encontra-se na origem do nome Portugal, uma vez que desde muito cedo, se designava de Portus Cale. O nome do Condado Portucalense, que deu origem à formação de Portugal, em 1143, provém do topónimo Portucale, com o qual desde o século IX se designava uma cidade localizada perto da Foz do Rio Douro, designada de Portus Cale, "Porto de Cale", que se julga ser um nome híbrido formado por um termo latino (Portus, significando "porto") e outro grego ( kalós, significando "belo"), qualquer coisa, como "Porto Belo".
Um dos aspectos mais significativos do Porto é o centro histórico, com o seu enquadramento paisagístico, resultado da harmonia da sua estrutura urbanística, que constituem um conjunto de beleza rara. Em 1996, o centro histórico da cidade do Porto, foi considerado como Património da Humanidade, pela UNESCO, devido às suas características singulares.
O Porto é também conhecido pelo Vinho do Porto, produzido exclusivamente na Região Demarcada do Rio Douro, (Estabelecida em 1756, no reinado de D. José, pelo então Secretário de Estado do Reino, Marquês de Pombal) que se extende ao longo do Vale do Rio Douro, sendo envelhecido e exportado na cidade do Porto, que lhe deu o nome. O vinho, deve as suas características à qualidade das suas uvas, bem como às características agro-climáticas da respectiva região.
Existem diferentes tipos de Vinho do Porto, sendo que uns envelhecem em vasilhas de madeira e outros, na garrafa. Os primeiros, são geralmente o resultado de lotações entre colheitas de anos diferentes, de modo a manter a vitalidade do vinho e a dar continuidade ao estilo e à marca. Regra geral, não ostentam no rótulo data ou ano de nascença. Os segundos, provêm geralmente somente de uma colheita.
O principal centro de produção do vinho do Porto, localiza-se na cidade de Vila Nova de Gaia, onde foram instalados os primeiros armazéns do vinho do Porto, no Século XVII. No centro da cidade, existem armazéns das marcas mais conhecidas, com mais de 50 companhias, alojados em edifícios de telhados vermelhos característicos.
Onde dormir
Hoteis em Porto. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto do Porto. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata. |