Paúl
Freguesia: Paul Concelho: Covilhã Distrito: Castelo Branco
A casa de pedra foi doada pela junta de freguesia e recuperada pelo centro de estudos José Marmelo e Silva.Para Nélson Marmelo e Silva, filho do escritor, com a inauguração desta casa fez-se justiça ao seu pai que tem sido injustiçado "atravessou a vida perseguido, ostracizado, injustamente esquecido". Marmelo e Silva tem um lugar na literatura portuguesa e "com o tempo haverá cada vez de ser reconhecido".
Na casa com o seu nome, que deverá ter horário e funcionamento de museu, está o busto do escritor oferecido pela junta de freguesia. Com este gesto, a autarquia quis cumprir uma promessa feita pelo escritor numa das suas mais importantes obras, como recorda Leonor Cipriano "voltarei, liberto e portador de fogo, companheiros, assim escrevia Marmelo e Silva no final do volume Adolescente Agrilhoado." Segundo a autarca, com o descerramento do busto do escritor "está consumada a sua promessa de forma muito simbólica".
Arnaldo Saraiva, que falou do escritor e da sua obra, deixou o repto para que a casa Marmelo e Silva seja uma casa "habitável, frequentada, viva".
Saber mais: www.josemarmeloesilva.com/