Descobrir e visitar
O Distrito da Guarda encontra-se localizado, maioritariamente, na Região da Beira Interior, e com os concelhos de Meda e Vila Nova de Foz Côa, na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O seu território é muito montanhoso, formado por elevações de diversas altitudes, atingindo a sua altura máxima na Serra da Estrela, com 1991 metros, que pelas suas características é hoje o principal chamariz turístico da região.
Pelas suas montanhas, correm os rios Zêzere, o Douro e o Mondego, sendo que no Inverno, as suas serras cobrem-se de neve e no Verão, transformam-se em matas verdes.
Além das diversas igrejas existentes por todo o distrito, destacam-se as muralhas medievais de Castelo Mendo, do século XIII e a Praça e Vila de Almeida, ambos no concelho de Almeida, contempladas com o projecto "Aldeias Históricas de Portugal", existente desde 1994. Destacam-se igualmente, o conjunto artístico da freguesia de Malhada Sorda, na vila de Almeida, localizada no concellho da Guarda, onde o granito coabita com as pinturas.
No distrito, ressaltam ainda outros elementos que são, o Troço de Calçada Romana dos Galhardos, na cidade de Gouveia, classificada como imóvel de interesse público, em 1992, pelo então IPPAR ou a Anta ou Orca de Cortiçô, monumento megalítico, situado na freguesia de Cortiçô, vila de Fornos de Algodres, igualmente, classificado como imóvel de interesse público, em 1992, pelo então IPPAR.
A capital de distrito, é a cidade da Guarda, localizada numa das encostas da Serra da Estrela, sendo a cidade mais alta de Portugal, com 1.056 metros de altitude.
A Guarda dispõe de um vasto património cultural e arquitectónico, na sua maioria, situado no centro histórico da cidade, entre os quais, se destacam a Torre de Menagem do Castelo da Guarda, a Sé Catedral da Guarda e a Judiaria da Guarda.
Nas proximidades, pode-se efectuar uma visita à aldeia do Sabugueiro, situada nos vales da Serra da Estrela, considerada a aldeia mais alta de Portugal ou um passeio ao planalto da Torre (Monumento que marca o ponto mais alto da Serra da Estrela) para deslizar a neve pela Serra da Estrela, ou à Lagoa Comprida, a maior lagoa da Serra da Estrela e a Seia, cidade de origem antiga, onde a pastorícia e o fabrico do queijo, continuam a ser a actividade principal.
No distrito da Guarda, localiza-se igualmente, o Parque Arqueológico do Vale do Côa, criado em 1966, em Vila Nova de Foz Côa, onde se encontram achados arqueológicos de gravuras rupestres, com 20 mil anos, classificadas em 1998, como Património Mundial pela UNESCO.
A gastronomia da região, é rica e variada, sendo um dos seus principais atractivos, tendo maior expressão no conhecido queijo de ovelha da Serra da Estrela, o produto mais importante da região. Destaque ainda para as variedades de pão existentes no concelho, a brôa de milho, o pão de mistura, de centeio, ou o Queijo da Serra, o arroz doce, o cabrito assado, o Caldo de Grão, o Bacalhau e o Polvo à Lagareiro.
Onde dormir
Hoteis em Guarda. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto da Guarda. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata. |