Descobrir e Visitar
O distrito de Castelo Branco, pertence à província tradicional da Beira Baixa, metade, no sul da Beira Interior. Limita a norte com o distrito da Guarda, a leste com Espanha, a sul com Espanha, com o distrito de Portalegre e com o distrito de Santarém e a oeste com o distrito de Leiria e com o distrito de Coimbra.
A sua área, é de 6675 km², com uma população residente de 208 069 habitantes, em 2001. Os habitantes de Castelo Branco chamam-se albicastrenses.
Castelo Branco é caracterizado por três estruturas geográficas: A primeira, é a região do Vale do Tejo, de altitudes moderadas e poucos acidentes orográficos. A segunda, a norte, estende-se de nordeste para sudoeste, uma segunda região, bastante mais acidentada, que compreende as serras de Alvelos, do Muradal, da Gardunha, com 1227 metros e da Malcata.
A terceira, a noroeste desta área, situa-se a Cova da Beira, que corresponde ao vale do Rio Zêzere e de alguns dos seus afluentes. As maiores altitudes do distrito, situam-se na Serra da Estrela, com os seus 1993 metros de altitude.
A grande atracção turística de Castelo Branco, é a área da Serra da Estrela existente no respectivo distrito, não somente por ser uma espécie de mini estância de Inverno, mas também pela beleza do seu Parque Natural, pelas suas aldeias históricas e pela Rota dos 20 castelos e fortalezas que se situam à volta da Serra da Estrela.
O distrito de Castelo Branco, possui vários castelos e vilas, entre as quais, se destacam um castelo do Século XII, a aldeia histórica de Monsanto, que inclui o povoamento lusitano da Serra de Penha Garcia, magníficos solares do século XVIII e as igrejas da paróquia e da Misericórdia, do século XVI.
Em Castelo Branco, localiza-se igualmente, a aldeia granítica de Sortelha, localizada a 760 metros de altura, no concelho de Sabugal, uma das mais antigas e mais bem conservadas de Portugal, fechada por muralhas e que apresenta um conjunto arquitectónico medieval.
Existe também, a Aldeia de Idanha-a-Velha, conhecida pela sua beleza natural e pelos seus vestígios históricos, sendo um museu aberto e vivo, onde se destaca a herança das épocas romana e visigótica.
A sede de distrito, é a cidade de Castelo Branco, onde se pode encontrar locais e monumentos, tais como, o Jardim do Paço Episcopal, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, sedeado no antigo Paço Episcopal e o Parque da Cidade a antiga Praça Luís de Camões, actual Praça Velha.
Uma das características típicas da região, são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, de inspiração oriental, que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI.
No que diz respeito à gastronomia, Castelo Branco apresenta sempre uma mesa rica e variada. Além do queijo da serra, bastante conhecido e apreciado, existem outros pratos típicos como as empadas de Castelo Branco, o cabrito assado, as papas de carolo, o laburdo, os enchidos, as tigeladas, o arroz doce, as cavacas, os biscoitos de azeite, os cavacões e as papas de milho, entre muitos outros.