Casteleiro
Casteleiro é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 26,73 km² de área e uma densidade de 13,7 hab/km². Situa-se no extremo ocidental do concelho, já em plena Cova da Beira, a cerca de 20 km do Sabugal.
Estão inseridas na freguesia as anexas de Quinta da Carrola, Quinta de Santo Amaro, Quintas do Anascer e Quinta de Valverdinho, num total de 365 habitantes.
Origem Etimológica
A origem etimológica da povoação julga-se estar ligada ao facto de aqui procederem os canteiros e casteleiros que edificaram e fizeram a manutenção do castelo de Sortelha.
Património
Do seu património cultural e edificado destaca-se a Igreja Matriz, as capelas do Espírito Santo, de São Sebastião e São Francisco e as fontes e cruzeiros espalhados pela freguesia. De destacar também o pórtico no Solar de José Lopes e a Quinta da Mimosa. Outros locais de valor paisagístico e natural são a Serra da Presa e a Serra da Opa, onde se identificam inúmeros vestígios de assentamentos castrejos.
Festas e Romarias
- Festa de Santo António – 1º ou 2º Fim-de-semana de Agosto
- Feira de São Martinho – nos dias 10 de Fevereiro, Maio e Novembro.
- Festa da Caça – em Maio.
Gastronomia
A gastronomia local é baseada sobretudo na sopa seca, na sopa de couve, na sopa de cavalo cansado, nos enchidos, no queijo, nos ensopados, no arroz doce, nas farófias e no leite creme (crème brûlée).